sexta-feira, 22 de novembro de 2013

 INOVAÇÕES CIENTÍFICAS


 Considerando  o precursor da ciência moderna. Galileu inaugurou com a defesa do racionalismo matemático do pensando cientifico, uma nova metodologia que reuniu a experimentação, a indução é o cálculo dedutivo.
 O sistema geométrico só começou a ser questionado em meados do século XVI, quando o cônego pruciano Nicolas Copérnico começou a divulgar modelo matemático em que a terra e os outros corpos celestes giravam ao retedor do Sol.
 O sistema heliocêntrio, podia ser aceito sobre o ponto de vista astrônomico, já que entrava totalmente em conflito com física conhecida
 Um século depois, Galileu convencido que o modelo de Copérnico era uma verdade literal e não apenas uma hipótese, Galileu passou a sustentá-lo, mas nem mesmo ele, que é responsável pela nova física, conseguiu comprová-lo.
 Durante 8 anos galileu,ele se deticou ao livro intutilado "dialogo sobre os dois principais sistemas do mundo."
  Galileu concluiu que os corpos existentes sobre a Terra não era lançados para fora por causa da gravidade.
  Outro ponto fundamental, o fenômeno das marés. Segundo sua teoria, as marés, são decorrentes dos movimentos da Terra e seria impossivel explicá-las se a Terra estivesse em repouso.
  Sua contribuição para o nascimento da nova ciencia é considerada uma das mais inportantes, porque galileu foi o primeiro  a for mudar  o método experimental, enfocando o problema critico do conhecimento.
  entres os artista da europa central sobre saio no seculo xv albrechtaures (1471- 1528 ), nascido em novemberg. Ele morou  por algum tempo na peninsula Itálica, onde entrou em contado com a produção dos artistas locais. Durer destacou-se pela elaboração de autorretratos, que apresentam muitos detalhes de seu próprio corpo.
Isso reforçava a ideia de individualismo presente no humanismo.
as gravuras de Durer também representavam temas religiosos. Nelas, observa-se uma clara definição do volume das figuras.
Hans Holbejo, o moço,( c. 1497-1543), foi o grande destaque da pintura na Europa no século XVI. Nascido em Augsbargo, especializou-se em retratos de nobres. retratou ainda intelectuais humanistas.
Foi também na Europa central que se desenvolveu o tipografia, um sistema de impressão com formas em relevo. Seu criador, Johanes Gutemberg (1397-1468), viveu em Estramburgo, cidade situada no território atual da França, perto da fronteira alemã. Essa inovação tecnológica possibilitou a difusão das ideias humanistas e renascentistas e,m toda Europa.
     PARA LER MAIS: Renascimento e humanismo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário